terça-feira, 31 de julho de 2012

EMATER - Lagoa de Pedras: Tomada de Propostas do Pronaf Estiagem


No dia 20 de julho, a Unidade Local da EMATER em Lagoa de Pedras realizou uma reunião, sob a coordenação do Técnico Genildo Galgano (técnico em agropecuária vinculado a parceria entre a Prefeitura Municipal e a EMATER), com o apoio do Assessor Regional de Crédito, Lucivaldo Vieira. A reunião aconteceu no Clube Municipal e contou com a participação de 150 agricultores/as familiares, na qual foram apresentadas as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, focando no PRONAF ESTIAGEM.
Agricultores/as Familiares na Reunião em Lagoa de Pedras -RN 
Esse Programa é uma linha de crédito destinada aos agricultores/as familiares dos municípios que decretaram emergência, devido à falta de chuva. O Programa prevê financiamento para infraestrutura hídrica (escavação de poço tubular, cacimbão, barreiro, entre outros), como também para a manutenção dos reservatórios de água, além de implantação de cultura forrageira e custeio de ração para os animais.
Os técnicos Genildo Galgano e Lucivaldo Vieira dando orientações
Como resultado, na reunião foram tomadas 40 propostas de agricultores/as dos municípios de Lagoa de Pedras e Lagoa Salgada, dentre elas PRONAF ESTIAGEM do grupo B (libera até 2,5 mil) e PRONAF ESTIAGEM do grupo V (libera até 12 mil). A taxa de juros é de 1%, tem bônus de adimplência de 40%, prazo de reembolso de até 10 anos com até 03 anos de carência. Além desse tema, os técnicos Genildo e Lucivaldo esclareceram as dúvidas sobre o Programa PAIS e Bolsa Estiagem.


segunda-feira, 30 de julho de 2012

Assessoria Regional de Agricultura: Visitas Técnicas às Unidades do PAIS


No período de 23 a 31 de julho, o Assessor Regional de Agricultura, Hildebrando Martins Cavalcante, está realizando visitas técnicas nos municípios de Várzea, Lagoa de Pedras, Lagoa D’Anta e Nova Cruz para prestar orientações técnicas nas unidades do Programa Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) nos referidos municípios, em relação ao cultivo das hortaliças e organização da horta visando o bom andamento dos trabalhos. 
Neste trabalho de assistência técnica e extensão rural, o Assessor tira dúvidas apresentadas pelos agricultores/as, a fim de otimizar tanto a produção quanto a organização comunitária. Essa tecnologia social incentiva a agricultura sustentável em propriedades rurais familiares, cuja produção é isenta de agrotóxicos e promotora da preservação do meio ambiente. 


PAIS em Serrinha-RN

sexta-feira, 27 de julho de 2012

EMATER - Arêz: Início das Atividades do Projeto EIDC


Sr. Arlindo Barbosa, Coordenador Estadual Raimundo Firmino (EIDC) e Sr. Assis Freire

Nesta quarta-feira, dia 25 de julho, o Coordenador Estadual do Projeto Escola de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC), Raimundo Firmino e a Supervisora Pedagógica, pertencente a Regional de São José de Mipibu, Kize Arachelli, realizaram uma reunião na sala do Escritório Local da EMATER de Arêz com o Secretário Municipal de Agricultura, Srº Assis Freire e o chefe de gabinete, Sr. Arlindo Barbosa.

Na ocasião, foram tratados assuntos pertinentes aos últimos preparativos para dar início às atividades do Projeto EIDC naquele município. A construção do prédio já está concluída e os monitores/educadores, responsáveis pelos cursos básicos de informática, participarão de um treinamento no dia 30 de julho para receberem as orientações quanto ao funcionamento do Projeto.

Kize Arachelli (EMATER-URSJM) e os Monitores/Educadores da EIDC-Arez
O Projeto EIDC é fruto de uma parceria entre a EMATER, governo federal e prefeitura municipal, com a missão de viabilizar oportunidades educacionais, profissionais e culturais para os agricultores familiares e outros segmentos da população rural. Funcionando desde 2006 em nosso estado, o Projeto tem promovido a inclusão digital e potencializado o exercício da cidadania para muitas famílias que residem no interior do Rio Grande do Norte. Em todo o Estado, mais de 25 mil pessoas já foram capacitadas com cursos básicos de informática e mais de 15 mil atendimentos diversos (consulta à internet, palestras, impressão de 2ª via de boletos, agendamento de consultas no INSS, Receita Federal, entre outros) registrados nesses seis anos de funcionamento.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenação Estadual do Projeto através do tel: (84) 3232-3732 ou visite: https://sites.google.com/a/denilton.org/eidc/Home.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Participação da URSJM no Conselho do Território Rural Agreste Litoral Sul



No dia 20 de julho, pela manhã, no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura de Brejinho-RN, o representante da URSJM, Hélio Soares, participou da Reunião do Comitê Gestor do Território Rural Agreste Litoral Sul. Esse Comitê é uma ação constituinte do Programa Territórios da Cidadania, lançado em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

URSJM pertencente ao Território Agreste Litoral-Sul


A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. A gestão do Território Rural Agreste Litoral Sul é composta pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (SAPE), EMATER, Banco do Nordeste, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associações Rurais, ONG e representantes da Delegacia Regional do MDA, além de outras entidades. A reunião do Comitê Gestor contou com a participação de 31 pessoas, as quais discutiram sobre:

1.    Definição a respeito da instalação da Central de Comercialização, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Goianinha-RN;
2.    Informações sobre a emenda da Deputada Fátima Bezerra, na qual destina o apoio aos territórios da cidadania no RN;
3.    Discussão sobre a realização de propostas para Projetos de Infra-Estrutura e Serviços dos Territórios (PROINF), do MDA;
4.    Informações sobre a retomada das providências para a realização do I Festival Cultural do Agreste;
5.    Exposição dos resultados da oficina sobre economia solidária, realizada recentemente e;
6.    Definição de local e data da próxima reunião do Comitê.

A perspectiva territorial extrapola os limites geofísicos para agregar a complexidade da trama dos fatores edafoclimáticos, socioculturais, econômicos e históricos de uma determinada região. Os territórios são mais do que simples base física. Eles têm vida própria, possuem um tecido social, uma teia complexa de laços e de relações com raízes históricas, políticas e de identidades diversas, que vão muito além de seus atributos naturais, dos custos de transporte e de comunicações, e que desempenham função ainda pouco conhecida no próprio desenvolvimento econômico.

Com essa ação, o governo federal potencializa esta nova dinâmica na construção e implementação de políticas públicas que estimulem a formulação descentralizada de projetos capazes de valorizar os atributos locais e regionais no processo de desenvolvimento. Assim, os esforços empreendidos pelo Comitê Gestor do Território Rural Agreste Litoral Sul possibilitam a construção de um novo sujeito coletivo do desenvolvimento, que representa a capacidade de articulação entre as forças dinâmicas de nossa região.

EMATER-Nísia Floresta: Reunião sobre Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)



O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma iniciativa do Governo Federal que visa a transferência, em caráter suplementar, de recursos financeiros aos estados para suprir as necessidades nutricionais dos alunos.
Desde o ano de 2009, o PNAE investe na aquisição de produtos da agricultura familiar. Por isso, a URSJM realizou uma reunião no dia 18 de julho na Secretaria Municipal de Nísia Floresta, sob coordenação da Secretária de Educação Ana Maria Carvalho, no intuito de agilizar a operacionalização da Lei 11.947/2009, que determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo FNDE para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. 

Participaram da reunião o Gestor Regional José Medeiros, o Assistente de Extensão Rural Hélio Soares e os técnicos em Agropecuária Lourinaldo Benício e Rieck Cordeiro.

Nessa reunião, ficou acertado que os colegas Lourinaldo e Rieck irão passar em todas as comunidades do município para realização do diagnóstico da potencialidade produtiva local e, a partir dos dados, fornecer a DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF), documento fundamental para qualquer agricultor/a familiar acessar as políticas públicas destinadas a esse segmento. Após esse processo, a prefeitura municipal irá lançar a chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios dos agricultores familiares. 

Os municípios que se interessarem em receber mais informações a respeito da estrutura e funcionamento do PNAE, poderão entrar em contato com o escritório local da EMATER, ou através do e-mail: ematersjmipibu-r.


terça-feira, 24 de julho de 2012

URSJM: Conclusão de Laudos do Garantia Safra



A Região Administrativa de São José de Mipibu (URSJM) comemora a conclusão dos laudos do Programa Garantia Safra (PGS), dos municípios participantes de nossa região. Durante a ação junto ao PGS, as visitas foram realizadas pelos técnicos da EMATER, em convênio firmado pelas prefeituras municipais, para verificação de perdas nas culturas cadastradas (mandioca, milho e feijão). No município de Lagoa D’Anta, as visitas foram realizadas no dia 03/07/2012 pelo técnico da EMATER Miguel Constantino, com supervisão do Assessor Regional de Crédito Rural, Lucivaldo Vieira. 
 
Da mesma forma, em Santo Antônio, as visitas foram realizadas pelo técnico local da EMATER, Evanildo de Freitas, em convênio com a Prefeitura Municipal. Já no município de Várzea, as visitas se realizaram no dia 12/07/2012 pelo técnico da EMATER Gilson Carlos e pelo Assessor Regional Lucivaldo Vieira, contando com a parceria da secretaria municipal de agricultura. No município de Jundiá, as visitas foram realizadas no dia 19/07/2012 pelo técnico da EMATER Jeorge Hugo de Araújo e pelo Assessor Regional Lucivaldo Vieira em parceria com a secretaria municipal de agricultura. E, encerrando essa etapa, no município de Espírito Santo, as visitas foram realizadas no dia 20/07/2012 pelo técnico da EMATER Rieck de Souza e o Assessor Regional Lucivaldo Vieira em parceria com o técnico municipal Ankito Luis.
 
No impacto da conclusão da elaboração dos laudos em nossa região, essa ação irá disponibilizar aos agricultores familiares aderidos ao Programa Garantia Safra 05 (cinco) parcelas mensais no valor de R$ 136,00 cada, totalizando o valor de R$ 680,00 por família. As quantidades de agricultores e agricultoras familiares atendidos pelo Programa estão abaixo relacionadas:
 
•          Espírito Santo: 161 agricultores (as)
•          Jundiá: 150 agricultores (as)
•          Lagoa D’Anta: 149 agricultores (as)
•          Santo Antônio: 275 agricultores (as)
•          Várzea: 106 agricultores (as)
 
Com essa ação, a URSJM totaliza uma quantidade de 841 agricultores e agricultoras familiares beneficiados dos municípios da nossa região. Somando todos os benefícios teremos um montante de R$ 571.880,00 a serem liberados.
 
O Programa Garantia Safra (PGS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares localizados na região do semiárido brasileiro que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.
 
Os agricultores que aderirem ao PGS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência  com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. O valor do Programa Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo  PGS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.
 
Para a safra 2011/2012 o benefício vai ser de R$ 680,00 divididos em 05 (cinco) parcelas mensais de R$ 136,00. (Resolução Nº 03, de 05 de Agosto de 2011). Para mais informações, solicite através do e-mail: ematersjmipibu-r@rn.gov.br ou pelo telefone: (84) 3633-5028.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Monte Alegre e Várzea: Realização de Oficinas do Programa Leite Potiguar


Nesta quinta-feira, 12 de julho de 2012, foram realizadas Oficinas de Preparação para Municipalização do Programa do Leite Potiguar (PROLEITE) nos municípios de Monte Alegre e Várzea, pertencentes à Região Administrativa de São José de Mipibu (URSJM). Em Monte Alegre, os técnicos locais da EMATER, a zootecnista Renata Siqueira e o técnico em Agroepcuária Rieck de Souza estiveram presentes, além dos representantes: do gestor municipal, da secretaria municipal de Ação Social, da secretaria municipal de Agricultura, do público beneficiário do Programa. Em Várzea, a Oficina contou com a presença dos representantes: da secretaria municipal de Educação e da Agricultura, bem como do laticínio que abastece o município, da secretaria municipal de Ação Social e dos seguimentos do público beneficiário.


Oficina em Monte Alegre


A realização das Oficinas esteve sob a responsabilidade da Coordenação Estadual do PROLEITE da EMATER, representada pelo nutricionista José Alves e pelo analista de sistema Hideljunes Paulino (gerente do software operacional do PROLEITE) e da Assessoria Regional do PROLEITE, representada pela Pedagoga Kize Arachelli. Com o apoio das Prefeituras destes municípios, as oficinas tiveram como objetivo de apresentar as etapas do processo de municipalização do PROLEITE. Dos 25 municípios que compõem a URSJM, Senador Georgino Avelino, Monte Alegre e Várzea já estão em processo de cadastramento dos beneficiários do sistema operacional via web do referido Programa.


Oficina em Várzea


O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, cuja finalidade é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar. O Programa do Leite atende aos 09 estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e o Estado de Minas Gerais (atendendo a região do Norte de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha e Mucuri).

O Governo do Estado, através da Emater-RN, vem ampliando a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e o Programa Fome Zero-Leite. Segundo dados do IBGE, o RN produz 600 mil litros/dia e o governo do Estado compra 25% dessa produção. Para aprimorar a estrutura e funcionamento do PROLEITE, o governo do Estado, através da EMATER, conta com uma nova fase de operacionalização do Programa. Segundo Hideljunes Paulino, “a partir da parceria entre o governo estadual e as prefeituras, as Secretarias Municipais de Ação Social têm autonomia para executar a distribuição do leite, atentando para os critérios de ingresso no Programa, em razão delas conhecerem mais de perto o público beneficiário, além de facilitar o monitoramento e avaliação do processo pelas pessoas atendidas”. O sistema automatizado de cadastramento dos produtores, monitoramento das quantidades de leite fornecido e emissão de notas fiscais, criado pelo grupo de informática da EMATER , diminui a distância do laticínio com o escritório central e demais gestores, fazendo com que o gerenciamento do programa seja acompanhado via web.

Durante as Oficinas, o nutricionista da EMATER, José Alves da Rocha, apresentou os critérios de controle social do Programa, tais como: as exigências que devem ser cumpridas pelos laticínios (qualidade do leite, refrigeração, armazenamento, transporte, calendário e horário de distribuição); o acompanhamento nutricional dos beneficiários pelas secretarias municipais de Ação Social e as de Saúde, bem como os critérios para inclusão e permanência no Programa. Os beneficiários consumidores do PROLEITE são famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo e que tenham, entre seus membros, pessoas em alguma das seguintes condições:

1) Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal;
2) Crianças de 2 até 7 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia;
3) Nutrizes até 6 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o segundo ano de vida da criança;
4) Nutrizes até 23 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até os segundo ano de vida da criança e que tenham recebido, anteriormente, o benefício até 6 meses, de acordo com o disposto no item 3 acima;
5) Pessoas com 60 anos ou mais;
6) Outros, desde que justificado e autorizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN.

Os beneficiários terão direito a 1 litro de leite por dia, até o limite de 2 litros por família. Para efeitos de cadastramento, o beneficiário titular deverá ser responsável pela família, devendo ser registrado na ficha de cadastro o membro familiar que atende a um dos requisitos listados acima. As famílias podem obter informações sobre a distribuição do leite nos seguintes locais: na EMATER (pelo telefone 3232-1126 ou pelo e-mail: leitepotiguar@rn.gov.br) e, no interior do estado, procurar a Secretaria Municipal de Ação Social responsável pelo Programa ou o escritório da EMATER do município.

terça-feira, 10 de julho de 2012

EMATER Jundiá: realização de distribuição de alimentos pelo PAA Doação Simultânea



No dia 14 de junho de 2012, foi realizada a distribuição de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Doação Simultânea realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/RN) em parceria com a associação de agricultores familiares de Jundiá, através da assistência técnica da EMATER-RN local do município, representada pelo técnico em agropecuária Wagner Marques. A modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea do PAA adquire produtos da agricultura familiar para abastecer os equipamentos públicos de alimentação e nutrição e também as ações de acesso à alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial local. A modalidade é desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com governos de estados e municípios. Os alimentos são entregues na Central de Distribuição da região, que irá destiná-los à Rede de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição, composta por Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos. Também são entregues à rede socioassistencial, preferencialmente, indicada pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).





Para participar da modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea, os municípios devem ficar atentos aos editais públicos anuais disponíveis no site do MDS. A organização de agricultores encaminha à Conab uma proposta de participação ao Programa informando aos agricultores familiares envolvidos os alimentos a serem adquiridos e as respectivas quantidades, as entidades que serão contempladas e a periodicidade de entrega dos alimentos. Os preços dos produtos são definidos em conjunto com a Conab a partir de levantamento de preços praticados no mercado local. O fornecimento de produtos orgânicos é privilegiado, sendo possível inclusive o pagamento de valores diferenciados para esse tipo de alimento (até 30% a mais do que o valor pago para o alimento convencional). Por meio da parceria com Estados, tem-se priorizado operações em municípios localizados em Territórios da Cidadania (ver http://www.territoriosdacidadania.gov.br) e Territórios Consad nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 
Para mais informações, acesse: http://www.mds.gov.br

 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Parabéns aos Aniversariantes do Mês de JULHO



A Equipe da Unidade Regional de São José de Mipibu (URSJM) parabeniza aos extensionistas rurais que aniversariam no mês de Julho:



Aniversariantes do Mês de Julho
Dia
Aniversariante
Município
06
Breno Aquino
Georgino Avelino
08
Luiz Humberto
Parnamirim
09
Hélio Soares
São José de Mipibu
15
Antonio Pinheiro
São José de Mipibu

Concluída mais uma Unidade do PAIS em Serrinha, pertencente á URSJM


O Assessor de Culturas, o Técnico em Agropecuária Hildebrando Martins, concluiu com êxito a implantação da unidade da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) no município de Serrinha. Estão em fase de conclusão as unidades de: Nova Cruz, Várzea, Serrinha, Passagem, Monte Alegre, Lagoa Salgada, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, Santo Antônio, Jundiá e Lagoa D’antas, as quais serão concluídas durante o mês de julho, apesar da estiagem que assola parte da região agreste do Rio Grande do Norte. Na URSJM estão sendo implantados 195 unidades do PAIS espalhados em 11 municípios da região.


A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, conhecida como PAIS, é uma das Tecnologias Sociais que estão sendo aplicadas em diversos municípios potiguares pela EMATER-RN. Famílias responsáveis pelas unidades estão assegurando sua sustentabilidade alimentar com qualidade e comercializando o excedente da produção nas comunidades locais, garantindo renda de até 01 salário mínimo por mês.

 As unidades do PAIS são montadas em sistema de anéis, cada um destinado a uma determinada cultura, que complementa a que vem a seguir. É uma produção desenvolvida através da agricultura familiar, sem uso de agrotóxicos, integrada com criação de animais e utilização de insumos produzidos n apropria propriedade, que preserva os recursos naturais existentes, como solo e fontes de água.

Passo-a-passo da construção de uma unidade do PAIS:

1º Escolha e Preparação do terreno;
2º Seleção das culturas;
3º Demarcação do galinheiro e dos canteiros;
4º Construção do galinheiro;
5º Preparação dos canteiros;
6º Uso de energia elétrica;
7º Sistema de irrigação por gotejamento;
8º Compostagem: produção de adubos naturais;
9º Quintal ecológico;
10 Associativismo e comercialização.

Desta forma, o PAIS contribui na geração de mais trabalho, alimento e renda para o agricultor e sua família, reduzindo os índices de pobreza no campo. Para mais informações, acesse: www.emater.rn.gov.br ou entre em contato com a URSJM pelo telefone (84) 3633-5028, e-mail: ematersjmipibu-r@rn.gov.br

Mutirão do PRONAF Estiagem em Lagoa D'anta




Em Lagoa D’anta, no dia 08 de junho de 2012, foi realizado um Mutirão para tomadas de propostas do PRONAF Estiagem, realizado pelo Técnico local Wagner Marques e o Assessor Regional de Crédito Lucivaldo Vieira, auxiliados pelos Assessores Regionais Pinheiro e Hélio Soares. 



O mutirão contou com o apoio do Secretário Municipal de Agricultura, Genilson. Segundo Lucivaldo Vieira, “o PRONAF Estiagem é uma linha de crédito paralela ao PRONAF Semiárido, que visa atender aos municípios que decretaram emergência oferecendo crédito para investimento e custeio, com enfoque na questão da manutenção da propriedade para enfrentar o período de estiagem”. O Mutirão teve como resultado a elaboração de 50 propostas realizadas.











Regional de São José de Mipibu recebe visita da Diretoria Geral da EMATER-RN


  
No dia 13 de junho, a URSJM recebeu uma visita técnica da Diretoria Geral da EMATER, no escritório situado na Fazenda Manimbu, em São José de Mipibu. A visita teve como objetivo o acompanhamento das ações que estão sendo desenvolvidas nos 25 municípios da região. No primeiro momento, o Diretor Geral, Ronaldo Cruz reuniu-se com os assessores regionais para levantar informações concernentes aos Programas da EMATER operacionalizados na Região Administrativa de São José de Mipibu. 


Após a reunião, o Diretor Ronaldo Cruz juntamente com a Diretora Técnica Leonice de Freitas, o Diretor Administrativo Eduardo Procópio, a Chefe de Gabinete Rosângela Furtado, o Coordenador Estadual do Programa do Leite Isaac Alves e o Coordenador do CENTERN, Abel Lira, percorreram as instalações do CENTERN para averiguar a dinamização de novos projetos que servirão como unidades didáticas para a formação técnica continuada dos agentes de assistência técnica e extensão rural.





domingo, 8 de julho de 2012

Fique por dentro das regras do novo PLANO SAFRA 2012/2013 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)



Lançado na última quarta-feira (04/07) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Plano Safra 2012/2013 contará com recursos da ordem de R$ 22,3 bilhões para financiar as diversas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, inclusive no estado do Rio Grande do Norte. As ações para a safra 2012/2013 envolvem a ampliação de crédito, de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), da cobertura de renda e da garantia de preços e de comercialização. Esse conjunto de medidas tem por objetivo promover a melhoria das atividades do segmento, evitando perdas por adversidades climáticas e estimulando a organização econômica dos agricultores. O Plano Safra 2012/2013 ainda tem como prioridade o fortalecimento das políticas públicas voltadas à juventude do meio rural. Veja algumas medidas do Plano:

- Ampliação para o enquadramento: de R$ 110 mil para R$ 160 mil;
- Limite para custeio: de R$ 50 mil para R$ 80 mil;
- Juros: operações de custeio acima de R$ 20 mil foram reduzidos de 4,5% ao ano para 4%. Nas outras linhas, as taxas variam de 1% a 4%. 
- Renda dos Agricultores do Grupo B do Pronaf: de até R$ 6 mil, para R$ 10 mil por ano.
- Valor dos empréstimos: de R$ 2,5 mil para R$ 15 mil por estabelecimento. 
- Ampliação do limite de crédito para os jovens rurais (Pronaf Jovem): de R$ 12 mil para R$ 15 mil, com capacitação de 3 mil jovens rurais, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
- Pronaf Mulher, voltado para as trabalhadoras rurais: de R$ 50 mil para R$ 130 mil por safra.


Neste ano, o MDA antecipou o pagamento de parcelas do Garantia-Safra como uma das ações para amenizar os efeitos da estiagem no Nordeste, além de ter criado linhas de crédito emergenciais. O Plano também trouxe novidades nos programas de outro ministério que contam com apoio do MDA: o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para mais informações, acesse:





quinta-feira, 5 de julho de 2012

EMATER Jundiá: Palestra para Divulgação das Linhas de Crédito do PRONAF



No município de Jundiá, dia 06 de junho, foi realizada uma Palestra para Divulgação das Linhas de Crédito do PRONAF: Comum, Estiagem, Semiárido, Pronaf-Mulher e Agroamigo, além de tomadas de propostas e renegociação das dívidas dos agricultores inadimplentes. Esta palestra foi executada pelo Assessor Regional de Crédito Rural, o Técnico em Agropecuária Lucivaldo Vieira, apoiado pelo Gestor Regional José Medeiros e pelo técnico local de Jundiá, Wagner Marques. Participaram da Palestra os representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Patrícia Cruz e Marcone, do Agroamigo, além dos representantes da Prefeitura Municipal de Jundiá, José Antônio (vereador) e Maria Lucas, assistente social daquele município. Estiveram presentes cerca de 150 agricultores e agricultoras familiares.

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País. O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho. Para mais informações, acesse http://www.mda.gov.br/portal/saf/programas/pronaf.

A Pluralidade da Regional de São José de Mipibu


Atendendo a 25 municípios da região Agreste a Unidade Regional da EMATER em São José de Mipibu (URSJM), conta com uma equipe de 46 funcionários. A equipe da URSJM é formada pelos seguintes extensionistas: Gestor Regional (José Medeiros, Técnico em Agropecuária), Assessoria de Crédito Rural (Lucivaldo Vieira, Técnico em Agropecuária), Assessoria Administrativa (Hélio Soares, Auxiliar de Serviço de Extensão), Assessoria de Pecuária e Programa de Aquisição de Alimentação (Fabiano Lima, Médico Veterinário), Assessoria de Irrigação e Floricultura Tropical (Ataíde Fontes, Engenheiro Agrônomo), Assessoria de Agricultura (Hildebrando Cavalcante, Técnico em Agropecuária), Assessoria Técnica-Administrativa (Antônio Pinheiro, Engenheiro Agrônomo) e Assessoria Social (Kize Arachelli, Pedagoga).




A Unidade Local da EMATER-RN em Parnamirim é composta por Miguel Constantino e Luiz Humberto, ambos Técnico em Agropecuária, além do Engenheiro Agrônomo Carlos Gurgel.

A Unidade Local de São José de Mipibu conta com os Técnicos em Agropecuária Aluízio Guimarães e Lourinaldo Benício, além do Médico Veterinário Gilberto Lima.

A Unidade de Arêz conta com uma parceria técnica com a prefeitura, sendo o Técnico em Agropecuária, Gildenor Vieira seu representante.

A Unidade de Brejinho é composta por Francisco Sales, Técnico em Agropecuária.

A Unidade de Canguaretama tem como representante do convênio celebrado entre a EMATER e a prefeitura municipal, o Técnico em Agropecuária Sérgio Henrique Barbosa.

A Unidade de Espírito Santo tem como representante do convênio celebrado entre a EMATER e a prefeitura municipal, o Técnico em Agropecuária Ankito Silva.

A Unidade de Goianinha é composta pelo Auxiliar de Serviço de Extensão Eriberto Alves e Juliana Marreiro, Técnica em Agropecuária.

As Unidades Locais de Jundiá e Lagoa D’anta têm como representante do convênio celebrado entre a EMATER e as referidas prefeituras municipais, o Técnico em Agropecuária Wagner Marques.

A Unidade Local de Lagoa de Pedras é composta por Antonio Bernardo, Técnico em Agropecuária, e Iraci Cardoso (Pedagoga), além de Genildo Galgano, Técnico em Agropecuária, representante do convênio celebrado entre a EMATER e a prefeitura municipal do referido município.

A Unidade Local de Lagoa Salgada tem como representante do convênio celebrado entre a EMATER e a prefeitura municipal, o Técnico em Agropecuária João Paulo Abdon.

A Unidade Local de Montanhas tem como representante do convênio celebrado entre a EMATER e a prefeitura municipal, o Técnico em Agropecuária Ronaldo Oliveira.

A equipe da Unidade Local de Monte Alegre é formada pelo Técnico em Agropecuária Kahermann Souza, Renata Dantas (zootecnista) e o Auxiliar de Serviço de Extensão Nonato Gomes.

A Unidade Local de Nísia Floresta é composta por Ana Katarina (Engenheira Agrônomo) e a Zootecnista Sheila Batista, ambas Bolsistas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), além de Polyana Barros, representante do convênio celebrado entre a EMATER e a prefeitura municipal do referido município.

A equipe da Unidade Local de Nova Cruz é formada por Adriana Rodrigues (zootecnista), Madalena Lino (Pedagoga), Marcelo Lapenda (Técnico em Agropecuária) e Ailton Pereira (Auxiliar de Serviço de Extensão).

A Unidade Local de Passagem é composta por Jeorge Hugo de Araújo, Técnico em Agropecuária.

A Unidade Local de Pedro Velho é formada pelo Engenheiro Agrônomo Otávio Targino e a Técnica em Agropecuária Elayne Santos.

A Unidade Local de Santo Antonio é composta por Evanildo Freitas e Adenildo Souza, ambos Técnicos em Agropecuária, além do Engenheiro Agrônomo Ubaldo Tompson, Bolsista de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

A Unidade de Senador Georgino Avelino tem como representante do convênio celebrado entre a EMATER e a prefeitura municipal, o Zootecnista Breno Aquino.

A Unidade de Serrinha é formada por João Davi, Auxiliar de Serviço de Extensão.

A Unidade de Tibau do Sul é assistida pela Unidade Local de Goianinha.

A Unidade Local de Várzea é assistida pelo assessor regional Hildebrando Cavalcante, Técnico em Agropecuária, Assessor de Agricultura.

A Unidade Local de Vera Cruz é composta pelos Técnicos em Agropecuária Gilson Carlos e Francisco Assis.

A Unidade Local de Vila Flor é assistida pelo Engenheiro Agrônomo Otávio Targino, da Unidade Local de Pedro Velho.




terça-feira, 3 de julho de 2012

Escola de Inclusão Digital e Cidadania chega ao município de Pedro Velho




No dia 28 de junho de 2012 ocorreu uma reunião de mobilização para a chegada do Projeto EIDC (Escola de Inclusão Digital e Cidadania) veiculado pela EMATER-RN no município de Pedro Velho. O município foi um dos 09 municípios da Unidade Administrativa de São José de Mipibu (URSJM) a receberem uma unidade do Projeto EIDC, cuja fase de construção já está concluída.

Participaram da reunião o Coordenador Estadual do Projeto EIDC (Raimundo Firmino), a Pedagoga Kize Arachelli (da URSJM), o representante da Unidade Local da EMATER em Pedro Velho (o Agrônomo Otávio Targino), a Srª Patrícia Targino(Vice-Prefeita da Cidade), o Secretário Municipal de Educação (Sr. Carlão),  o Secretário Municipal de Agricultura (Diogo Farias) e o Secretário Municipal de Obras (Lealdo Araújo). Na ocasião, foram definidos os trâmites para o início do funcionamento da EIDC no referido município, bem como discutidas as estratégias para melhorar os índices preocupantes de exclusão digital/social na região, beneficiando centenas de cidadãos, priorizando, sempre que possível, a comunidade historicamente mais excluída: a comunidade rural.


Curso de Processamento de Alimentos á Base de Fécula de Mandioca em Brejinho/RN




Nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2012 foi realizado o Curso de Processamento de Alimentos à Base de Fécula de Mandioca com a parceira da Emater Local de Brejinho, SEBRAE e Prefeitura Municipal, atendendo a cerca de 25 mulheres. O objetivo da ação foi capacitar as mulheres para a produção em pequena e média escala dos derivados da fécula da mandioca, bem como orientar sobre higiene pessoal e das instalações e equipamentos, tratamento e aproveitamento de resíduos e sub-produtos, cálculo do custo da produção e direcionamento para o mercado.

Cadastramento de Pecuaristas




No dia 13 de abril de 2012 os técnicos da EMATER pertencentes à Unidade Regional de São José de Mipibu se reuniram no laboratório da Escola de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC) em São José de Mipibu com técnicos do Idiarn (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária) no intuito de se prepararem para o cadastramento dos imóveis rurais nos quais é praticada a agropecuária objetivando a reidentificação geográfica do setor agropecuário e a atenção dos pecuaristas no sentido de imunizar seu rebanho.



A referida atividade de campo se estenderá pelos meses de abril de maio de 2012, na qual os técnicos percorrerão todos os 25 municípios da área de jurisdição do núcleo regional da Emater de São José de Mipibu. Paralelamente a este trabalho, está sendo realizada a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que terá um papel fundamental na avaliação que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) fará a fim de definir a mudança de parâmetro do Estado em relação ao grau de risco da doença. 


Novo Escritório da Emater-RN fortalecerá agricultura familiar da região agreste









Os agricultores familiares do município de Nísia Floresta, região litoral agreste potiguar, estão mais fortalecidos com a inauguração do escritório local da Emater-RN, ocorrida no dia 16 de março de 2012. A população rural daquela região terá garantida a assistência técnica e extensão rural oferecidas pelos técnicos da instituição.

A inauguração contou com as presenças do secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado do diretor geral da Emater-RN, Ronaldo Cruz, da diretora técnica da instituição, Maria Leonice Freitas, prefeitos da região e extensionistas rurais.

Na oportunidade, foram assinados termos de cooperação técnica entre os governos federal, estadual e as prefeituras municipais de Arês, Montanhas, Espírito Santo, Canguaretama, Jundiá, Lagoa de Pedra e Lagoa de Velhos.

O secretário da agricultura, Betinho Rosado, ressaltou a importância da parceria entre os governos federal e estadual, destacando a soma de esforços com as prefeituras para promover a riqueza do Rio Grande do Norte, através das diversas cadeias produtivas no âmbito da agricultura familiar.

COMEMORAÇÃO DO DIA DA MULHER EM NOVA CRUZ



Caminhada, palestras e oficinas sobre temas diversos, além de sorteio de brindes, são algumas das atrações da programação dedicada às agricultoras familiares do município de Nova Cruz, na Região Agreste Potiguar, no dia 09 de março de 2012, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa é do governo do estado, executada pela Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Banco do Nordeste.

Segundo as extensionistas rurais da Emater-RN em Nova Cruz, a zootecnista Adriana Rodrigues e a pedagoga Madalena Teixeira, que coordenaram o evento, o objetivo da homenagem foi proporcionar às mulheres rurais, nessa data, ações relacionadas a qualidade de vida, capacitação profissional, saúde e lazer, levando em consideração a importância do papel que elas desempenham na sociedade e sua contribuição para a economia do país.

A programação começou com recepção, às 7h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz. Em seguida, houve caminhada até o Centro Administrativo do município, onde foi servido café da manhã com delícias da culinária regional.

A partir das 10h, no mesmo local, as agricultoras familiares assistiram a uma palestra sobre saúde da mulher e participarão de oficinas sobre associativismo, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) Mulher, artesanato e culinária.

Antônio Sales
Ascom Emater-RN
(84) 3232-223

Conferência Regional de ATER

Na última semana de fevereiro de 2012 ocorreu no Centro de Treinamento da EMATER em São José de Mipibu a Conferência Territorial, que contou com a participação de mais de 165 pessoas representando a sociedade civil e órgãos públicos dos territórios Terras Potiguaras e Agreste-Litoral Sul, envolvendo cerca de 25 municípios do Estado do Rio Grande do Norte.





As atividades da conferência constituíram-se da mesa de abertura, composta por representantes da ATER pública estatal e da sociedade civil, a leitura do regimento e a formação de grupos que discutiram os eixos: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável, Ater para a diversidade da Agricultura Familiar e Redução das Desigualdades, Ater e Políticas Públicas, Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta de Serviços de Ater e Metodologias de Ater - abordagens e Extensão Rural.
Como fruto da grande participação neste evento, ocorreu a eleição de 09 delegados  para a Conferência Estadual ocorrida em Natal/RN entre os dias 15 e 16 de março de 2012.