quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Curso de Artesanato em Serrinha




A Unidade Regional de São José de Mipibu em parceria com a Prefeitura Municipal promoveu Curso de Artesanato Agroecológico no município de Serrinha, onde foram capacitados 30 agricultores familiares. O curso foi organizado pela extensionista rural Juliana Marreiro, aconteceu no Centro de Treinamento da Secretaria de Assistência Social do município, entre os dias 26 e 30 de novembro e ministrado pela extensionista Ceres Fasanaro, visando à produção de arranjos natalinos.



O material utilizado, quase na sua totalidade, tem custo zero e pode ser encontrado nas comunidades rurais onde eles vivem, já que o município é rico em matérias-primas naturais como carnaúba, coco, sisal, madeira, sementes, folhas, bucha vegetal, cabaços, palha de milho, barro e outros materiais que podem ser aproveitados de acordo com a imaginação do artesão.


Segundo a instrutora do curso, o objetivo é gerar ocupação e renda através da capacitação dos agricultores familiares. A produção das peças é procedida com material coletado nos quintais e proximidades, transformando o que seria lixo em peças decorativas que serão comercializadas, visando atender o princípio da sustentabilidade:
    -  ecologicamente correto;
    -  economicamente viável;
    -  socialmente justo.

Ao final do curso foi realizada exposição direcionada aos alunos das escolas estaduais e municipais, como também para comercialização das peças confeccionadas, onde a Secretaria de Assistência Social promoveu um coquetel, onde se fizeram presentes os representantes do município, o Sr. Genilson de Souza, Vice Prefeito, a Sra. Simone Melo, Chefe de Gabinete, a Sra. Joanete Santos, Secretária Municipal de Assistência Social, a Sra. Alzira, Subsecretária Adjunta de Assistência Social, o Sr. Denilson Barbalho, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Extensionista Rural Fabiano Lima representando a Unidade Regional de São José de Mipibu. 


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Reunião para Elaboração do Planejamento para o ano de 2013




No dia 22 de novembro a Unidade Regional de São José de Mipibu (URSJM), realizou no Centro de Treinamento da EMATER, Reunião para Elaboração do Planejamento para o ano de 2013 e discussão sobre o Programa de Alimentação Escolar (PNAE). A reunião contou com a presença de todos os extensionistas rurais da URSJM, o representante da Diretoria Geral da EMATER, o Sr. Isaac Alves de Assis Júnior (Coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos – P.A.A. Leite (Leite Potiguar), a representante da Subcoordenadoria de Assistência ao Educando da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (SUASE/SEEC/RN), a Sra. Watsana Klebia de Oliveira Franklin, representante da 2ª Diretoria de Alimentação Escolar (DRAE) de Nova Cruz, o Sr. Diretor Ricardo Melo e os Diretores Estaduais subordinados a 2ª DRAE.

O primeiro momento da reunião aconteceu entre os Órgãos de Execução do PNAE e teve como intuito elucidar algumas questões relacionadas à operacionalização do Programa nos municípios da Região Agreste do Estado do Rio Grande do Norte. Voltada para um público de aproximadamente 100 pessoas, no evento, foi realizada exposição técnica dos princípios que norteiam o PNAE, as atribuições dos órgãos envolvidos (EMATER e DRAE/SEEC/RN), e apresentação dos índices de aquisição de alimentos atingidos pelas DRAE’s. Onde o Diretor da 2ª DRAE relatou que sempre esta fiscalizando e emitindo assim relatórios para a SUASE, com o intuito de elevar os índices da região.


O segundo momento da reunião aconteceu com os técnicos locais da URSJM, onde foi abordado o Planejamento para o ano de 2013. Os Assessores Regionais discorreram sobre as perspectivas do novo plano de trabalho junto aos agricultores/as familiares do Rio Grande do Norte, enfocando as atividades que vêm sendo realizadas e que terão continuidade no próximo ano. Hildebrando Martins, Assessor Regional de Culturas deu informes sobre a Capacitação Inicial aos produtores do Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que atende 195 famílias em 11 municípios da Região Agreste. Fabiano Lima, Assessor de Pecuária informou sobre a alteração do prazo de vacinação e declaração contra Febre Aftosa, que foi prorrogada, e sobre a capacitação para agricultores prevista para acontecer no primeiro semestre de 2013 em Inseminação Artificial em Bovinos, que é a técnica de reprodução assistida mais empregada em rebanhos bovinos em todo o mundo porque permite usar touros provados para a produção de leite e, assim, melhorar a genética do rebanho e aumentar a produção de leite na propriedade. 

Lucivaldo Vieira, Assessor de Crédito realizou um balanço sobre o Crédito da Estiagem na Região, reforçando as datas limites para o envio de propostas e da necessidade de alimentação do Sistema Integrado de Acompanhamento de Projetos de Crédito (SIAP). Em relação ao Programa Garantia Safra informou sobre as cotas por município e o prazo limite para as inscrições que vai até dia 15 de janeiro de 2013, também foram informadas as mudanças para o Plano Safra 2012-2013, no que concerne a elaboração da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e das Propostas de Crédito. A Assessoria do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta, informou que o Programa terá inicio em 2013, com um montante de 25 milhões para o referido ano. Em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos – Leite Potiguar informou-se sobre o processo de municipalização que vêm ocorrendo e que os municípios de Senador Georgino Avelino e Várzea já foram municipalizados e que outros como São José de Mipibu e Monte Alegre já estão em processo de municipalização.

Após os informes iniciou-se a apresentação das diretrizes que vão nortear o planejamento regional, que teve como ponto de partida a atualização dos diagnósticos das comunidades assistidas nos municípios de nossa atuação. De mão dos diagnósticos os técnicos locais foram apresentados ao Diário do Extensionista Rural (DER), ferramenta criada pelo Grupo Auxiliar de Informática (GIN), que visa organizar as ações do extensionista e dar transparência as atividades realizadas nos seus municípios de lotação. Ferramenta esta, que após a fase de alimentação será utilizada para a elaboração do Planejamento 2013, através da integração dos diagnósticos municipais com o Plano Plurianual do Estado, o Plano Plurianual da EMATER-RN, O Plano Safra 2012/2013, os Planos Territoriais (Território Agreste Litoral Sul), e os Planos Municipais, visando abranger os três eixos principais do PPA – Combate à Pobreza, Desenvolvimento Integrado Sustentável e Gestão para Resultado – onde os extensionistas devem elencar os desafios a serem superados no desenvolvimento das atividades para o ano de 2013.