quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Silagem em Silo Cincho

Nos dias 27 e 28 de Agosto de 2013, foi prestada assistência técnica na confecção da Silagem em Silo Cincho que é uma tecnologia de ensilagem adaptada ao pequeno produtor rural.O local de produção foi a fazenda do proprietário Fernando, localizada na Comunidade Laranjeiras situada no Município de São José de Mipibu/RN. O Técnico Agrícola da EMATER Hildebrando Martins foi o orientador desta ação, que tem por objetivo aproveitar todas as forragens existentes na propriedade, para que os animais tenham uma alimentação rica em nutrientes e sais minerais durante o período da estiagem. A ação foi de grande importância, pois dará suporte a alimentação de cabras leiteiras, existentes na propriedade.


Base do Silo Cincho

Iniciando a Silagem
Iniciando a massa para adicionar o Silo
Compactando a Silagem
Aplicação do Melaço para obtenção de nutrientes
Vista lateral do Anel e da Silagem


Silo Cincho concluído, porém só poderá ser utilizado após 30 dias.


I Festival de Cultura Popular da Comunidade Manimbu

        Entre os dias   20   e    23   de  Agosto do corrente ano, ocorreu o I Festival de Cultura Popular da Comunidade de Manimbu situada no município de São José de Mipibu/RN.O evento contou com a participação de algumas autoridades locais na abertura e com apoio da EMATER da região. O objetivo do festival segundo seu principal organizador Márcio (líder dos jovens da comunidade) foi:
 “O Festival tem por objetivo mostrar um pouco do nosso trabalho cultural, que envolve crianças, jovens, adultos e anciãos, pelo qual valorizamos e respeitamos nossas raízes culturais.”

       A programação foi recheada de cultura popular com apresentações, como: Boi de Reis, Cocô-de-Roda,  Samarica Parteira, Sopa de Pedra, Paraiba Masculina , Reisado e o Teatro. Houve também a participação de Luiz Humberto, Técnico da EMATER e artista popular que deu sua contribuição cultural através de uma belíssima oficina de contação de história para o público. Durante a programação as extensionistas sociais da EMATER Kize Arachelli (Pedagoga) e Izaura Recy (Assistente Social) expuseram através de palestras, a importância do resgate da cultura popular local e a necessidade de prevenir os jovens e adultos das drogas, respectivamente. A comunidade se fez presente todos os dias da programação, construindo um efeito positivo e renovador aos moradores e fomentando o desejo dar continuidade ao evento nos próximos anos.

Abertura do Festival

Boi de Reis


Luiz Humberto - Técnico da EMATER

Técnicos da EMATER prestigiando o Festival

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Capacitação do Programa Do Leite




   No dia 09 de Agosto do corrente ano, aconteceu no CENTERN uma capacitação para qualificar os técnicos da EMATER e coordenadores municipais que irão realizar o cadastramento dos participantes do Programa do Leite, nos municípios do litoral agreste os quais pertencem ao Regional de São José de Mipibu. A oficina foi ministrada por Fabiano Lima  (Assessor do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA), Isaac Alves (Coordenador Estadual do Compra Direta), Kenya Oliveira (Assistente Social)  e pelo Analista de Suporte Claúdio Abrantes. Participaram deste momento representantes de vários municípios, totalizando 50 participantes advindos das localidades de: Nísia Floresta, Lagoa Salgada, São José de Mipibu, Montanhas, Baía Formosa, Lagoa de Pedra, Vera Cruz, Santo Antonio, Nova Cruz, Vila Flor, Tibau do Sul, Pedro Velho, Canguaretama, Passagem, Serrinha, Várzea, Goianinha, Arez, Espírito Santo, Jundiá, Monte Alegre, Brejinho, Sen. Georgino Avelino e Lagoa D’anta.

   O Programa do Leite é uma das modalidades do Programa de Aquisição de Alimentos. Seu objetivo é propiciar o consumo do leite às famílias que se encontram em estado de insegurança alimentar e nutricional e incentivar a produção familiar. Esta capacitação realizada no CENTERN foi de suma importância para a melhor execução do Programa na região.  

Kenya Oliveira e Isaac Alves dando inicio a capacitação.

Claúdio Abrantes, Kenya Oliveira e Isaac Alves tirando as dúvidas dos participantes.

O Gestor Regional José Medeiros finalizando a capacitação.



terça-feira, 13 de agosto de 2013

PAA - Compra Direta no Município de Goianinha

No dia 7 de agosto de 1832, era criado o município de Goianinha, recebendo a denominação de Vila de Goianinha, que só foi elevado à categoria de cidade 96 anos depois, através do Decreto Estadual n° 712, de 9 de novembro de 1928. Atualmente a cidade de Goianinha é um ponto de referência para numerosas cidades do litoral sul e agreste potiguar.
Em 2013, por meio do Governo Federal, EMATER-RN e Governo do Estado juntamente com o apoio da prefeitura Municipal de Goianinha, o Programa Compra Direta realizou um investimento de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) em compras de alimentos in natura e processados da agricultura familiar desse município, beneficiando as entidades socioassistenciais.

No dia 04 de Junho, no município de Goianinha, foi realizada a solenidade de abertura do Programa Compra Direta, e em seguida a primeira etapa da oficina de Boas Práticas, com objetivo de melhorar o manuseio de alimentos e despertar a consciência ambiental da população. Estavam presentes autoridades e alguns dos fornecedores locais. Porém na segunda etapa, que ocorreu no dia 08 de Agosto, a quantidade de ouvintes aumentou, pois foram acrescidos ao programa mais produtos e produtores rurais. Representando a EMATER, estavam presentes, O Gestor Regional José Medeiros, a Nutricionista Bruna Araújo, a Assistente Social Izaura Recy (ministrantes das palestras) e o técnico local Jefferson Marinho. 
Equipe EMATER Regional

Gestor Regional José Medeiros

Nutricionista: Bruna Araújo

Assistente Social: Izaura Recy

Técnico local e engenheiro de pesca: Jefferson Marinho

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Produtos Oriundos da Agricultura Familiar PAA - Compra Direta

A alimentação variada e equilibrada é de fundamental importância para a promoção e recuperação da saúde, pois o alimento é toda substância ou mistura de substância que quando introduzida no organismo fornece energia e os nutrientes essenciais para o crescimento e sobrevivência dos seres vivos.
O principal objetivo do alimento é fornecer ao corpo os nutrientes necessários tanto para as funções fisiológicas como bioquímicas. Sem ele, não há vida. Isso significa que o bom funcionamento do organismo está diretamente relacionado à qualidade dos alimentos que a pessoa consome.
O Programa de Aquisição de Alimento do governo federal tem como finalidade atender as demandas de suplementação alimentar e nutricional dos indivíduos, para isso o programa compra direta adquiri os produtos oriundos da agricultura familiar e distribui para entidades cadastradas pela EMATER de cada município.

Os produtos são diversos: Hortaliças, verduras, frutas, bolos, doces, raízes, tubérculos, queijos e carnes em geral.
   
Produtos da Agricultura Familiar de Monte Alegre/RN

Produtos da Agricultura Familiar de Santo Antônio/RN

Produtos da Agricultura Familiar de São José de MIpibu/RN

Produtos da Agricultura Familiar de Serrinha/RN
                                                            
Produtos da Agricultura Familiar de Pedro Velho/RN

                    

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Aniversariantes do Mês de Agosto!



Parabenizamos os colegas lotados na EMATER /RN da região de São José de Mipibu/RN, que vão fazer aniversário no mês de Agosto!Muita saúde, paz e alegria para esses profissionais que realizam seu trabalho de forma tão dedicada e eficiente em suas localidades.


                           

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE AGOSTO
NOME
DATA
MUNICÍPIO
JOSÉ RICARDO
05/08
BREJINHO/RN
RENATA DANTAS
07/08
MONTE ALEGRE/RN
HELDER CAMARA
12/08
SÃO JOSE DE MIPIBU/RN
LUCIVALDO VIEIRA
14/08
REGIONAL/RN
HILDEBRANDO MARTINS
14/08
REGIONAL/RN
BETO ALVES
20/08
GOIANINHA/RN
GILDENOR VIEIRA
24/08
AREZ/RN
VANIELLE GONÇALVES
25/08
NISÍA FLORESTA/RN
ATAÍDE FONTES
26/08
REGIONAL

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cavalgada em comemoração ao Dia do Agricultor- Pedro Velho/RN



Foi realizado no dia 28 de julho, em comemoração ao Dia do Agricultor a" I Cavalgada da Família", organizada pela EMATER/Pedro Velho e Associação Comunitária da Comunidade Porteiras - AMCOPA. Saída de Pedro Velho com destino ao Município de Montanhas. O percurso durou 4 horas, com parada na Capela de São José com celebração em homenagem ao padroeiro da comunidade. O encerramento ocorreu no Parque Manoel Januário em Montanhas com uma bela feijoada.Parabenizamos mais uma vez o empenho da Técnica Agrícola Elaine do Santos e do também Técnico Agrícola Evanildo Freitas, ambos extensionistas da EMATER/RN, pelo trabalho desenvolvido na região.


Saída do percurso em Pedro Velho/RN
Saída da cidade de Pedro Velho com destino a comunidade de Porteiras.
Parada na Capela de São José, oração e pedidos para São José abençoar nossos agricultores.
Comunidade de Três Aroeiras.
Travessia do Rio Curimataú, chegada ao município de Montanhas. Após 4 horas de percurso.