terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tapiocaria - Festa do Boi

No dia 15 de Outubro, foi realizada uma visita técnica pela nutricionista Bruna Araújo a Tapiocaria que funcionava no stand da EMATER na Festa do Boi. A visita teve por objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias do local e a qualidade da manipulação da alimentação servida aos clientes. Na qual foi constatada pela mesma que os produtos estavam em perfeitas condições de consumo, que os manipuladores faziam uso correto de equipamentos de proteção individual e as instalações apresentavam boas condições de uso. As proprietárias da Tapiocaria, as Senhoras Elza e Eliene, receberam anteriormente orientações passadas pela nutricionista e elaboram um cardápio com variados tipos de tapioca: Sertaneja (carne de sol com nata ou queijo), Frango, Calabresa, Só queijo, entre outros deliciosos sabores.
Proprietárias Eliene e Elza

Equipe da Tapiocaria - Beiju



Equipe da Tapiocaria

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reunião Plano Safra 2013/2014



      No dia 08/10/2013 foi realizada no CENTERN uma reunião regional com os escritórios locais sobre o Plano-Safra 2013/ 2014, além das ações do Garantia Safra 2013/ 2014, Compra Direta, Programa Segunda Água, Programa Agroecologico Integrado e Sustentável “PAIS” e Crédito do PRONAF e normativas de renegociação de dívidas.

      Na ocasião foram treinados os técnicos locais sobre as normativas de enquadramento no PRONAF e as diretrizes do Plano-Safra do Semiárido, focando em projetos sustentáveis que priorizem a convivência com o semiárido. As modalidades de crédito englobam custeio agrícola e pecuário além de projetos de investimento nas atividades rurais. Os recursos são do Governo Federal e já estão a disponíveis nos agentes financeiros. Neste novo Plano-Safra estão priorizados a Mulher e o Jovem contando com linhas de crédito específicas. O PRONAF Mulher pode ser acessado pelas mulheres com DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) Ativa e pode financiar além das atividades agropecuárias também o artesanato, a agroindústria familiar, o pequeno empreendimento familiar dentro da propriedade, dentre outras.

     O PRONAF Jovem pode beneficiar o jovem agricultor (a) pertencentes à famílias do Pronaf maiores de 16 anos e até 29 anos e que tenham: a)Concluído ou último ano de Centro de Formação por Alternância; b) Concluído ou último ano de colégio agrícola nível médio, c) Participado de curso ou estágio conforme definido p/ SAF/MDA (Port. SAF nº. 98, de 29 de agosto de 2007), ou orientação e acompanhamento de empresa de ATER reconhecida pela SAF/MDA e pela instituição financeira; d) Participado de cursos do PRONATEC ou PRONACAMPO. Terá linha de crédito específica com limite de 15 mil reais, juros de 1% ao ano e prazo de até 10 anos para pagar. Esse crédito serve para o jovem desenvolver e fortalecer suas atividades agropecuárias dentro da propriedade dos pais ou de terceiros bastando comprovar seu vinculo com a terra.

     Os produtores interessados podem procurar os escritórios da EMATER-RN nos seus municípios para se inteirarem melhor sobre o assunto.


     
Reunião com escritórios locais do Regional de São José de Mipibu/RN

    Gestor Regional José Medeiros

O Assessor Regional de Crédito Rural Lucivaldo Vieira expondo as mudanças do Plano-Safra 2013/2014


sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Dia das Crianças na Comunidade de Manimbu



            Dando continuidade as ações sociais realizadas pelo Regional de São José de Mipibu, ocorreu nos dias 09 e 10 de outubro do corrente ano, uma divertida e educativa atividade com as Crianças da Escola Municipal Jesus Menino, localizada na comunidade de Manimbu situada em São José de Mipibu/RN. O objetivo da ação foi proporcionar as crianças um momento educativo e recreativo em comemoração ao Dia das Crianças, foram utilizadas as hortas comunitárias dos agricultores familiares do CENTERN, para exemplificar a parte prática.

               As turmas da manhã nosso público-alvo, foram um total de 100 crianças com idade entre 6 e 12 anos, divididas em duas turmas de 50 alunos cada, propositalmente separadas pela faixa etária. A ação deu inicio ás 07:30h com a contribuição do Engenheiro Agrônomo Fábio Souza auxiliado pelo Engenheiro de Pesca Jefferson Marinho, foi explanado passo a passo como realizar o plantio, a importância da adubação orgânica e a importância nutricional dos alimentos. Na ocasião também foram expostas varias sementes para uma melhor apropriação do conhecimento pelos alunos. Após visita a estufa e a outras plantações existentes no CENTERN, finalizando a ação, as crianças desfrutaram de um momento lúdico e fortalecedor da cultura popular com a contribuição dos colegas de EMATER Ana Celina e Luiz Humberto que além de extensionistas rurais também são arte educadores e apresentaram uma ‘Contação de histórias’ para os mais novos e no dia seguinte trouxeram a figura do palhaço, para alegria da criançada. Em ambos os dias de atividade, ocorreram à mesma sequência de ações em comemoração ao Dia da Criança. Participaram da organização as extensionistas sociais do Regional a Nutricionista Bruna Araújo, a Pedagoga Kize Arachelli e a Assistente Social Izaura Recy.

1° Dia- Visita a horta

1° Dia- Conhecendo a Estufa

1° Dia - 'Contação de Histórias'


2° Dia - Adubação orgânica


2° Dia - Conversa com as extensionistas sociais
 
2° Dia - Encerramento com os palhaços Suvaco e Axila

Feliz Dia das Crianças!!