sábado, 21 de junho de 2014

Chamada Pública para Aquicultores Familiares

A região de São José de Mipibu foi contemplada com a Chamada Pública MDA/SAF/DATER n° 16/2013, onde a EMATER se propõe a intervir na atividade pesqueira com a finalidade de otimizar o uso de insumos, bem como os recursos naturais; com a proposição de uma mudança gradual na forma de produção em direção a rota da sustentabilidade; inclusão social e gênero dentre outras ações de acompanhamento aos Aquicultores. Ao todo foram 5 municípios do Território Agreste Litoral Sul, as famílias estão sendo selecionadas pela equipe multidisciplinar, resgatando a proposta de extensão rural por completo, onde tanto os profissionais da área agrícola quanto os da área social fazem a intervenção no processo da Chamada, tendo uma visão por completo da Unidade Familiar que está sendo assistida pelo Programa. Seguem algumas visitas que já estão sendo realizadas para a seleção.







sexta-feira, 20 de junho de 2014

Elaboração de Projeto de Crédito

No dia 05 de Junho do corrente ano a equipe do Regional da EMATER de São José de Mipibu realizou uma visita técnica a propriedade da agricultora Dona Vera Farias, que reside no Sitio Primeiro Rio em Goianinha/RN. A Produtora tem produção de peixe, suíno, galinhas e um restaurante onde investe sua produção e tira seu sustento, contudo ela deseja ampliar seu restaurante inovando seu negócio com uma estrutura mais apropriada. A equipe multidisciplinar composta por Engenheiro de Pesca, Nutricionista e Assistente Social avaliaram a área de forma técnica social onde percebeu-se as reais necessidades, como poderia ser feito o projeto, o impacto socioeconômico e as condições higiênico sanitárias do local. Após esse processo será feito o projeto e encaminhado ao Banco para análise da proposta.




segunda-feira, 9 de junho de 2014

Programa de Fomento

     No dia 04 de Junho de 2014 aconteceu a reunião regional do Programa de Fomento, onde houve uma serie de esclarecimentos a respeito da execução do Programa na região de São José de Mipibu. Segundo as diretrizes do MDA/MDS " O Fomento surgiu a partir do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em 2011, colaborando com uma estratégia continuada de inclusão de agricultoras/es familiares e povos e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza. " O Programa de Fomento foi criado por meio da Lei 12.512/2011 e é regulamentado pelo Decreto 7.644/2011.
    Na região de São José de Mipibu estão participando 13 municípios, sob a Coordenação de Juliana Marreiro Técnica da EMATER. Na reunião supracitada estiveram presentes os técnicos locais, equipe social e o Gestor Regional José Medeiros, todos participarão efetivamente da execução deste Programa.