terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES 2014

    Encerrando as atividades de 2014, no dia 23 de Dezembro no município de Vera Cruz/RN ocorreu um evento com o objetivo de valorizar e deixar de forma transparente a aprovação dos Projetos de Crédito para os produtores de Vera Cruz. Alguns ainda estão em andamento, no entanto ainda aguardando aprovação. O momento foi de suma importância para o incentivo à elaboração de Projetos na região, visto que estavam presentes representantes dos Bancos. Também prestigiaram o momento a equipe Regional e local da EMATER e os agricultores.







                No mesmo dia foi realizada uma visita de acompanhamento na Produção Orgânica do Produtor Pedro, que tem sua propriedade localizada em Nísia Floresta. O produtor recebe orientações acerca do bom andamento de sua produção e na elaboração de Projetos para incrementar seu negócio, já que dentro de sua propriedade ele e sua esposa tem um restaurante chamado Magias da Terra o qual promovem o incentivo ao consumo de produtos orgânicos na região.





ENCERRAMENTO DO GARANTIA SAFRA 2014

  No dia 22 Dezembro ocorreu o encerramento do Garantia Safra 2014 e inicio das inscrições para o ano de 2015. O evento ocorreu no Teatro do município de Brejinho/RN ás 9h e contou com a presença dos técnicos da EMATER, participaram da Reunião a Nutricionista Bruna Karla, o Assessor de Crédito Lucivaldo Vieira, a Zootecnista  Adelílian Baracho, o Técnico Local de Brejinho Ricardo Pereira, o presidente do sindicato Sr. Ricardo e os agricultores contemplados com o programa. O momento foi de grande importância para os moradores locais, que tiveram mais informações acerca do Garantia Safra esclarecimento no andamento do benefício.





segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A Regional de São José de Mipibu inicia suas atividades de 2015

A Unidade Regional de São José de Mipibu dá início às atividades de assistência técnica e extensão rural de 2015. Para tanto, será realizado o planejamento operacional participativo com toda a equipe de funcionários que atuam nos 26 municípios que compõem a região.



A abrangência administrativa da Unidade corresponde a municípios com potencial na cultura de subsistência, com predomínio nas áreas de artesanato, fruticultura, mandiocultura e na pecuária com suinocultura, bovinocultura de corte e de leite e pesca. Ainda compõe a economia da região os serviços nos pequenos municípios.


Observando os desafios presentes na região, tais como a necessidade de inclusão dos agricultores familiares no mercado, a desvalorização da cultura camponesa, baixo nível de escolaridade, baixa renda familiar, envelhecimento da população, precarização das moradias rurais e pouca assistência médica hospitalar, a EMATER pretende estimular, animar e apoiar iniciativas de desenvolvimento rural sustentável, que envolvam atividades agrícolas e não agrícolas, pesqueiras, de extrativismo, e outras, tendo como centro o fortalecimento da agricultura familiar, visando a melhoria da qualidade de vida e adotando os princípios da Agroecologia como eixo orientador das ações, de acordo com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.