quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Curso de Artesanato em Serrinha




A Unidade Regional de São José de Mipibu em parceria com a Prefeitura Municipal promoveu Curso de Artesanato Agroecológico no município de Serrinha, onde foram capacitados 30 agricultores familiares. O curso foi organizado pela extensionista rural Juliana Marreiro, aconteceu no Centro de Treinamento da Secretaria de Assistência Social do município, entre os dias 26 e 30 de novembro e ministrado pela extensionista Ceres Fasanaro, visando à produção de arranjos natalinos.



O material utilizado, quase na sua totalidade, tem custo zero e pode ser encontrado nas comunidades rurais onde eles vivem, já que o município é rico em matérias-primas naturais como carnaúba, coco, sisal, madeira, sementes, folhas, bucha vegetal, cabaços, palha de milho, barro e outros materiais que podem ser aproveitados de acordo com a imaginação do artesão.


Segundo a instrutora do curso, o objetivo é gerar ocupação e renda através da capacitação dos agricultores familiares. A produção das peças é procedida com material coletado nos quintais e proximidades, transformando o que seria lixo em peças decorativas que serão comercializadas, visando atender o princípio da sustentabilidade:
    -  ecologicamente correto;
    -  economicamente viável;
    -  socialmente justo.

Ao final do curso foi realizada exposição direcionada aos alunos das escolas estaduais e municipais, como também para comercialização das peças confeccionadas, onde a Secretaria de Assistência Social promoveu um coquetel, onde se fizeram presentes os representantes do município, o Sr. Genilson de Souza, Vice Prefeito, a Sra. Simone Melo, Chefe de Gabinete, a Sra. Joanete Santos, Secretária Municipal de Assistência Social, a Sra. Alzira, Subsecretária Adjunta de Assistência Social, o Sr. Denilson Barbalho, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Extensionista Rural Fabiano Lima representando a Unidade Regional de São José de Mipibu. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!