terça-feira, 24 de setembro de 2013

Mobilização para inscrições do PRONATEC - CAMPO



      



       Durante o período de setembro a outubro, a Unidade da EMATER Regional de São José de Mipibu e os movimentos sociais da região estão mobilizando candidatos aos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (PRONATEC-Campo). Serão oferecidos os cursos de ‘Operação de Máquinas e Implementos Agrícolas’ e ‘Agricultura Familiar’. Os municípios atendidos, nesta primeira etapa, serão: Senador Georgino Avelino, Arez, Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, Jundiá, Baía Formosa, Canguaretama, Vila Flor, Pedro Velho e Montanhas. Neste sentido, a equipe regional tem realizado visitas aos municípios para divulgação e pré-inscrição dos candidatos aos cursos, em parceria com os movimentos sociais locais, bem como Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, além de colônias de pescadores.

       Os Cursos serão ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus de Canguaretama, em parceria com a Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Rio Grande do Norte. O início das aulas está previsto para o final do mês de outubro e serão atendidos 210 alunos, sendo estes jovens agricultores familiares, agentes de assistência técnica e extensão rural, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais.
    O PRONATEC-Campo, visando contribuir com a expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para os povos do campo, é uma das políticas públicas fruto das reivindicações do 19º Grito da Terra Brasil que visam o fortalecimento nacional da agricultura familiar, localizado num amplo debate sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável, o qual contribuirá na construção de um País mais democrático e mais igual. O PRONATEC-Campo, em âmbito nacional, operacionaliza-se na parceria entre os ministérios do MDA e da Educação (MEC), através do Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO). É prevista a oferta gratuita de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional por meio da Bolsa-Formação Trabalhador (mínimo de 160 horas), e educação profissional técnica de nível médio por meio da Bolsa-Formação Estudante (mínimo de 800 horas).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!