quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Equipe Regional visita Unidades do PAIS em Monte Alegre-RN


Os jovens Ivanildo e Igor da família Gomes trabalhando
na cobertura do galinheiro da unidade do PAIS

No dia 10 de agosto o Assessor Regional de Agricultura, Hildebrando Martins e Kize Arachelli, pedagoga da Unidade Regional de São José de Mipibu, acompanhados pelo extensionista local Kahermann Rieck, realizaram visitas de acompanhamento técnico as famílias beneficiárias do Projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), instaladas em 04 comunidades rurais do município de Monte Alegre-RN. Para a instalação das referidas unidades, observou-se fatores tais como as condições de solo, a disponibilidade de água e o número de famílias envolvidas. A partir da avaliação dessas condições, foram entregues os kits, a realização de curso teórico-prático no próprio local onde as hortas estão sendo instaladas, com enfoque na orientação prática sobre a confecção dos canteiros e semeadura.

O Assessor Regional de Agricultura Hildebrando Martins
dando orientações sobre instalação do sistema de irrigação do PAIS
  
As famílias envolvidas receberam orientações sobre melhoramento do solo, instalação de um reservatório de água com capacidade para 05 mil litros e de um sistema de irrigação semi-automatizado para otimizar a produção das hortaliças. Nesse sentido, a EMATER, através da assessoria regional e local, vem realizando visitas técnicas periódicas para acompanhar o ciclo da cultura e, sobretudo, efetuar monitoramento e avaliação do impacto socioeconômico do PAIS para as famílias beneficiárias.

Os extensionistas Kahermann e Kize Arachelli com a família Gomes,
da Comunidade Santa Luzia, em Monte Alegre-RN

Na comunidade Santa Luzia, em Monte Alegre, a família do senhor Severino Marcelino Gomes já desfruta dos resultados do Projeto. Em entrevista a família, o Sr. Severino informou que a produção envolve a participação dos 04 membros da família. As hortaliças estão sendo comercializadas nas feiras livres dos municípios de São José de Mipibu (aos sábados), Monte Alegre (aos domingos) e em Lagoa de Pedra (as segundas-feiras). Segundo D. Irene Gomes, a esposa do Sr. Severino, a comercialização das hortaliças está possibilitando à família a realização do sonho tão almejado: a construção da casa de alvenaria. Ela ainda ressalta que o diferencial de suas hortaliças está no fato de que o cultivo é orgânico, livre do uso de agrotóxico, o que fomenta ainda mais a procura dos produtos pelos consumidores durante a venda nas feiras livres.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!