terça-feira, 11 de junho de 2013

Assistência as colônias de pesca da Região Agreste e Regional de João Cãmara

  A Pesca artesanal, por ser uma atividade milenar, esse tipo de produção guarda conhecimentos e técnicas que garantem a sustentabilidade dos estoques pesqueiros. Além disso, sua diversificação e qualidade atuam sobre recursos de alto valor de mercado e nutritivo.
  Com o intuito de atender a grande demanda de projetos relacionada ao Plano Safra da Pesca e Aquicultura, o engenheiro de pesca Jefferson Augusto Marinho, lotado no Regional de São José de Mipibu, em parceria com o Regional de João Câmara, está prestando assistência técnica a Colônia de Pesca Z- 04, situada em Natal. 

Reunião na colônia de pescadores de Nísia Floresta

Equipe da colônia Z31, engenheiro de pesca da EMATER e pescadores locais


  Entre as ações previstas nesta parceria entre os Regionais, o extensionista busca orientar e organizar os pescadores para terem acesso às diversas linhas de crédito. Onde haverá liberação de linhas especiais de crédito, com juros menores, prazos de carência maiores e ampliação dos limites, assistência técnica e extensão rural a diversas famílias de pescadores e aquicultores.
  Segundo o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, hoje metade dos pescadores brasileiros depende do Bolsa Família. O País tem, de acordo com o ministro, cerca de 1 milhão de pescadores, com o plano, o governo também pretende resgatar 100 mil famílias da linha da pobreza. 
  Afinal, como explicar a ausência do pescado na mesa do brasileiro se o país conta com 8, 5 mil quilômetros de costa, 3, 5 milhões de quilômetros quadrados de Zona Econômica Exclusiva e 42 mil quilômetros de rios? Quais os caminhos para estimular o setor pesqueiro sem pôr o meio ambiente em risco? Através de incentivos e melhorias no setor, não só apenas no período político e sim, pondo em prática as políticas públicas que são direcionadas para atender a grande demanda existente de norte ao sul do Brasil.

Entrega de projetos com parceiros do Banco do Nordeste

Pescadores do Município de Canguaretama

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!