segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Reunião Plano Safra 2013/2014



      No dia 08/10/2013 foi realizada no CENTERN uma reunião regional com os escritórios locais sobre o Plano-Safra 2013/ 2014, além das ações do Garantia Safra 2013/ 2014, Compra Direta, Programa Segunda Água, Programa Agroecologico Integrado e Sustentável “PAIS” e Crédito do PRONAF e normativas de renegociação de dívidas.

      Na ocasião foram treinados os técnicos locais sobre as normativas de enquadramento no PRONAF e as diretrizes do Plano-Safra do Semiárido, focando em projetos sustentáveis que priorizem a convivência com o semiárido. As modalidades de crédito englobam custeio agrícola e pecuário além de projetos de investimento nas atividades rurais. Os recursos são do Governo Federal e já estão a disponíveis nos agentes financeiros. Neste novo Plano-Safra estão priorizados a Mulher e o Jovem contando com linhas de crédito específicas. O PRONAF Mulher pode ser acessado pelas mulheres com DAP (Declaração de Aptidão ao PRONAF) Ativa e pode financiar além das atividades agropecuárias também o artesanato, a agroindústria familiar, o pequeno empreendimento familiar dentro da propriedade, dentre outras.

     O PRONAF Jovem pode beneficiar o jovem agricultor (a) pertencentes à famílias do Pronaf maiores de 16 anos e até 29 anos e que tenham: a)Concluído ou último ano de Centro de Formação por Alternância; b) Concluído ou último ano de colégio agrícola nível médio, c) Participado de curso ou estágio conforme definido p/ SAF/MDA (Port. SAF nº. 98, de 29 de agosto de 2007), ou orientação e acompanhamento de empresa de ATER reconhecida pela SAF/MDA e pela instituição financeira; d) Participado de cursos do PRONATEC ou PRONACAMPO. Terá linha de crédito específica com limite de 15 mil reais, juros de 1% ao ano e prazo de até 10 anos para pagar. Esse crédito serve para o jovem desenvolver e fortalecer suas atividades agropecuárias dentro da propriedade dos pais ou de terceiros bastando comprovar seu vinculo com a terra.

     Os produtores interessados podem procurar os escritórios da EMATER-RN nos seus municípios para se inteirarem melhor sobre o assunto.


     
Reunião com escritórios locais do Regional de São José de Mipibu/RN

    Gestor Regional José Medeiros

O Assessor Regional de Crédito Rural Lucivaldo Vieira expondo as mudanças do Plano-Safra 2013/2014


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!