segunda-feira, 9 de julho de 2012

Concluída mais uma Unidade do PAIS em Serrinha, pertencente á URSJM


O Assessor de Culturas, o Técnico em Agropecuária Hildebrando Martins, concluiu com êxito a implantação da unidade da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) no município de Serrinha. Estão em fase de conclusão as unidades de: Nova Cruz, Várzea, Serrinha, Passagem, Monte Alegre, Lagoa Salgada, Vera Cruz, Lagoa de Pedras, Santo Antônio, Jundiá e Lagoa D’antas, as quais serão concluídas durante o mês de julho, apesar da estiagem que assola parte da região agreste do Rio Grande do Norte. Na URSJM estão sendo implantados 195 unidades do PAIS espalhados em 11 municípios da região.


A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, conhecida como PAIS, é uma das Tecnologias Sociais que estão sendo aplicadas em diversos municípios potiguares pela EMATER-RN. Famílias responsáveis pelas unidades estão assegurando sua sustentabilidade alimentar com qualidade e comercializando o excedente da produção nas comunidades locais, garantindo renda de até 01 salário mínimo por mês.

 As unidades do PAIS são montadas em sistema de anéis, cada um destinado a uma determinada cultura, que complementa a que vem a seguir. É uma produção desenvolvida através da agricultura familiar, sem uso de agrotóxicos, integrada com criação de animais e utilização de insumos produzidos n apropria propriedade, que preserva os recursos naturais existentes, como solo e fontes de água.

Passo-a-passo da construção de uma unidade do PAIS:

1º Escolha e Preparação do terreno;
2º Seleção das culturas;
3º Demarcação do galinheiro e dos canteiros;
4º Construção do galinheiro;
5º Preparação dos canteiros;
6º Uso de energia elétrica;
7º Sistema de irrigação por gotejamento;
8º Compostagem: produção de adubos naturais;
9º Quintal ecológico;
10 Associativismo e comercialização.

Desta forma, o PAIS contribui na geração de mais trabalho, alimento e renda para o agricultor e sua família, reduzindo os índices de pobreza no campo. Para mais informações, acesse: www.emater.rn.gov.br ou entre em contato com a URSJM pelo telefone (84) 3633-5028, e-mail: ematersjmipibu-r@rn.gov.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação!